Biografia PDF Imprimir E-mail

Graça Alan, nome artístico de Maria das Graças dos Reis José, graduou-se em Música (Licenciatura em Educação Artística) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNI-RIO. Cursou as disciplinas do Curso de Musicologia (Lato Sensu) no Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro em 1990.
Mestre em Violão pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Sua Dissertação intitulada “Violão Carioca – nas Ruas, nos Salões, na Universidade – Uma Trajetória”, resgata, registra, relata e informa sobre fatos, eventos, e personagens que fizeram à história do Violão na cidade do Rio de Janeiro. Reúne dados, desde o período colonial brasileiro, sobre a trajetória do Violão em nosso meio, como instrumento acompanhador e solista, até sua ascensão às salas de concerto, e, finalmente como objeto de curso universitário.
Estudou interpretação e técnica violonística com Turíbio Santos e participou de Master Class com Léo Brouwer e Costas Cotsiolis na cidade de Havana - Cuba. Atuou como jurada do Concurso Internacional de Violão Villa-Lobos no Rio de Janeiro em 1997. Concertista atuante como solista e camerísta. Professora de Violão do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora – MG.
Como professora, ministra workshops e Master Classes do instrumento em várias cidades brasileiras. Realiza palestras sobre a trajetória do violão no Rio de Janeiro em cidades brasileiras.
Gravou Violão Solo interpretando J.S. Bach pela Som Livre em 1978. Em 1984, com a Orquestra de Violões do Rio de Janeiro, dirigida pelo violonista Turíbio Santos, foi regente do Concerto em Ré Maior de A. Vivaldi, em apresentação realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. De sua participação na Orquestra, existem duas gravações: deste ano de 84 em LP e posteriormente, em 1998, em CD.
Compositores como Turíbio Santos, Ricardo Tacuchian, Roberto Velasco e Sérgio Barboza lhe dedicaram obras, algumas das quais registrou em CD, nos anos 90, 2000, 2001e 2002.
De 1985 a 1992, foi professora do instrumento no Departamento de Música da Universidade Federal de Uberlândia – Minas Gerais.
Desde abril de 1993, Graça Alan é professora de violão no Departamento de Arco e Cordas Dedilhadas da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro do qual foi chefe por 6 anos.
Seu CD solo intitulado “Solo Carioca” tem recebido críticas elogiosas de importantes Jornais. Foi lançado em Setembro de 2002, na Sala Cecília Meireles, pela Rob Digital.
Com o Projeto de “Bach a Baden”, interpreta uma repertório de destaque para o instrumento com obras de importantes compositores como J.S.Bach, H. Villa-Lobos, Turíbio Santos, Ricardo Tacuchian, Noel Rosa, A. Barrios, Marcos Alan, F. Uriel Lourival, Aristides M. Borges, João Pernambuco, Dilermando Reis, Adamo Prince, Zequinha de Abreu, E. Nazareth, Garoto, Guinga, Pixinguinha, Baden Powell, entre outros.

 

Toca-discos da Graça

Graça Alan - faixa 01
Agustin Barrios - "Valsa Opus 8 - Nº 4" - faixa 01 do CD Solo Carioca.
Graça Alan - faixa 02
Agustin Barrios - "Choro da Saudade" - faixa 2 do CD Solo Carioca.
Graça Alan - faixa 03
Turibio Santos - "Suíte Teatro Maranhão" - faixa 3 do CD Solo Carioca.
Graça Alan - faixa 04
Guinga - "Sargento Escobar" - faixa 4 do CD Solo Carioca.
Graça Alan - faixa 05
Marcos Alan - "Três peças para violão" - faixa 5 do CD Solo Carioca.
Graça Alan - faixa 06
Ricardo Tacuchian - "Maxixando" - faixa 6 do CD Solo Carioca.
Graça Alan - faixa 07
Sergio Barboza - "Pavana" - faixa 7 do CD Solo Carioca.
Graça Alan - faixa 08
Heitor Villa-Lobos - "Prelúdio Nº 3" - faixa 8 do CD Solo Carioca.
Graça Alan - faixa 09
"Reencontro" - obra autoral de Graça Alan - faixa 9 do CD Solo Carioca.